Modelo de gestão de pessoas: Como aplicar em sua empresa?

Modelo de gestão de pessoas: Como aplicar em sua empresa?

Os tipos de modelo de gestão de pessoas demandam cada vez mais estudos e atenção por parte das empresas. Isso porque as organizações precisam se adaptar aos novos tempos. Seus processos, produtos e operações evoluíram consideravelmente nos últimos anos, principalmente diante da transformação digital.

Nada está igual. E os negócios que permanecem apegados a um modelo de gestão mais tradicional, encontram muita dificuldade em criar vantagem competitiva e se destacar no mercado. Com tantas mudanças, notou-se que era preciso refinar o olhar para o capital humano das empresas, já que sua satisfação e bem-estar no trabalho estão diretamente ligados à qualidade de suas atividades.

Como consequência, hoje somos apresentados a vários tipos de modelo de gestão de pessoas. Afinal, as pessoas e os modelos de negócios são diferentes, e para cada, existe um tipo de gestão que pode ser o mais adequado. 

Para te ajudar com essa questão, nesse artigo vamos entender como funciona isso, como aplicar e se sua empresa pode se beneficiar desse modelo de gestão de pessoas!

O que é e como funciona esse modelo de gestão de pessoas?

Em resumo, a gestão de pessoas é uma área da organização que tem como objetivo principal administrar e promover o bem-estar e a qualidade de vida, de modo integral, de seus funcionários. Vai muito além de apenas recrutar ou gerenciar salários e benefícios.

Esse termo é fundamental para o desempenho, motivação e produtividade dos funcionários. Além disso, refere-se a um conjunto de práticas para contratar, alinhar, estimular e desenvolver colaboradores, tornando-os cada vez mais competentes.

Mais do que uma responsabilidade do setor de Recursos Humanos, a gestão de pessoas é responsabilidade da alta administração, em especial dos superiores que gerenciam suas equipes. Dessa forma, sem os líderes, não há uma gestão eficiente.

Quais são os tipos de modelo de gestão de pessoas?

Como pontuamos anteriormente, cada pessoa e cada modelo de negócio são únicos. Logo, o que funciona para um, pode não ser o ideal para outro. Por essa razão, os modelos de gestão foram desenvolvidos para administrar da melhor forma cada contexto. Sendo assim, continue lendo e descubra quais são os principais modelos.

Gestão de pessoas democrática

Este tipo de gestão de pessoas se concentra em atender o senso comum, dando a oportunidade de escutar e considerar as opiniões de todos e optar pelas reflexões da maioria. Esse fator gera um maior senso de pertencimento aos colaboradores, que percebem que suas vozes são valorizadas e ativas nas tomadas de decisão.

Gestão de pessoas meritocrática

Na gestão meritocrática, a liderança está associada aos resultados, engajamento e dedicação de cada colaborador individualmente. Um modelo como este promove maior comprometimento da equipe e valoriza mais adequadamente cada talento interno, por meio de bônus, prêmios e incentivos. Logo, para aplicar este tipo de gestão de pessoas, é preciso analisar corretamente o desempenho de cada indivíduo.

Gestão de pessoas centralizadora

Como você deve imaginar, este tipo de gestão de pessoas concentra as decisões, os conteúdos do plano de ação e o estabelecimento de metas apenas no topo da hierarquia. Este modelo é bastante delicado, já que pode desmotivar a equipe e tem se mostrado ineficiente nas organizações que buscam trabalhar com uma comunicação mais integrada.

Gestão comportamental

Para aplicar uma gestão de pessoas comportamental é preciso compreender e analisar o perfil comportamental dos colaboradores, e assim, encontrar as melhores soluções para desenvolver uma gestão baseada em seu perfil.

Gestão com foco em resultados

Este tipo de gestão de pessoas, como o próprio nome já diz, é focado em resultados. Como consequência, este modelo valoriza o trabalho em equipe e a criatividade como ferramentas para solucionar problemas e aprimorar processos.

Em quais empresas esses métodos funcionam?

Afinal, sabendo agora quais são os modelos de gestão de pessoas, fica a questão: será que isso funciona para minha empresa? O fato é que você deve analisar o perfil de sua empresa e também a linguagem da qual ela usa no ambiente corporativo para decidir qual é o modelo de gestão de pessoas ideal para você.

Ademais, você pode contratar uma assessoria em gestão empresarial, como a BI4us, para que você possa aproveitar o auxílio e o profissionalismo de pessoas que podem lhe ajudar com essa decisão. Dessa forma, você pode analisar apropriadamente o melhor modelo de gestão de pessoas para sua empresa.

Entre em contato e saiba mais.

BI4US

BI4US

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?