Avaliação de desempenho 360: Por onde começar?

Avaliação de desempenho 360: Por onde começar?

A avaliação de desempenho 360 graus é uma ferramenta completa para entender como está o clima organizacional, as relações interpessoais e o desempenho dos colaboradores. Ela ajuda o RH a diagnosticar o ambiente para implementar melhorias na gestão de pessoas e aumentar os resultados da empresa.

O clima organizacional é um dos principais responsáveis pelo engajamento e pela  motivação dos colaboradores. Se ele não está bom, provavelmente a empresa está enfrentando dificuldades, como falta de produtividade, taxa de turnover alta e outras problemáticas que influenciam, negativamente, nos objetivos e nos resultados da empresa.

Se você ainda não sabe o que é a avaliação de desempenho 360 na prática, ou como ela funciona e como aplicar, que tal aprender? Continue lendo e descubra por onde começar a fazer uma avaliação como essa, de forma simples, rápida e prática.

O que é uma avaliação de desempenho 360?

A avaliação 360 graus é um tipo de avaliação de desempenho que pode ser aplicada na empresa para entender se os colaboradores estão entregando os resultados desejados e como está a evolução deles ao longo do tempo.

Mas, vamos dar um passo atrás e, antes de explicar o que é a avaliação 360 graus, esclarecer que é essencial que você tenha clareza sobre o que é a avaliação de desempenho e qual a sua importância para a empresa e colaboradores. Sendo assim, a avaliação de desempenho é uma metodologia utilizada para mensurar a performance do colaborador ao longo de determinado período de tempo dentro da empresa.

Dessa forma, ela é usada para entender se ele está atingindo patamares desejados e, inclusive, se o desempenho evoluiu ao longo do tempo, como resultado de adaptação à organização ou treinamentos e capacitações já implementadas.

Como funciona a avaliação de desempenho 360 na prática?

Para entender como funciona esse processo, é importante que você saiba que a avaliação 360 graus é um questionário acerca do desempenho do colaborador que é aplicado para todas as pessoas que trabalham com ele, incluindo líderes e colegas, assim como ele próprio.

Portanto, imagine que você está aplicando a avaliação 360 graus para o gestor da área financeira da empresa. Esse profissional trabalha com seus 5 liderados, que fazem parte do setor de finanças da organização, assim como com todos os outros diretores, VPs e CEO da empresa. 

Dessa forma, a avaliação 360 graus desse profissional deve incluir as respostas de cada uma dessas pessoas. Também é necessário que exista um formulário para que ele próprio avalie seu próprio desempenho.

Por onde começar uma avaliação de desempenho?

O processo de colocar a avaliação em prática dentro da empresa precisa de passos pré-determinados. Por isso, abaixo vamos demonstrar o que deve ser feito em etapas precisas para começar uma avaliação como essa dentro da organização.

Planejamento

Assim como qualquer outro processo, a avaliação de desempenho 360 precisa começar com um planejamento minucioso. Isso significa que você deve analisar quais são os objetivos da avaliação, assim como prazos para ser implementada e melhor forma de conduzir todo o processo.

Treinamento

Todos os profissionais precisam estar preparados e capacitados para a avaliação 360 graus, incluindo os respondentes. Isso significa que você deve investir no treinamento do time de RH e na instrução dos demais colaboradores da empresa para que eles respondam de forma correta a cada um dos questionários.

Seleção dos avaliadores

Nesse momento, é importante considerar a função de cada um dos envolvidos, criando um grupo de avaliadores diverso e amplo o suficiente para abarcar diversas perspectivas diferentes.

Execução

Agora é a hora de colocar a mão na massa e rodar a avaliação de desempenho 360 graus na empresa. Portanto, é o momento de distribuir os questionários de forma a dar a oportunidade de que cada um dos profissionais tenha tempo para respondê-los com calma e cuidado.

Como facilitar esse processo?

Gostou de saber mais sobre esse processo e como ele funciona na prática? Se você precisar de ajuda para montar todo o processo de avaliação de desempenho 360, a BI4us pode lhe ajudar. Com a Gestão de RH, é possível preparar todo esse processo da forma mais correta e precisa, oferecendo uma avaliação que realmente faça sentido e ajude sua organização! Entre em contato!

Haldan Digital

Haldan Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?