Comitê de crise: O que é, como criar e como funciona

Comitê de crise: O que é, como criar e como funciona

Você já deve ter ouvido falar sobre o comitê de crise, já pensou em implantar na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Saber como criar um comitê de crise pode ser essencial para lidar com riscos e crises. Essa é a chamada gestão de riscos, algo que muitas empresas ainda pecam na hora de implementar dentro da organização.

Não importa o ramo de atuação: qualquer empresa, mesmo a mais cautelosa, está exposta a eventuais crises. Demandas inesperadas podem surgir a qualquer momento, impondo a necessidade de se repensar operações e realinhar processos.

No ambiente corporativo cada vez mais conectado, o volume de informações em tempo real tem transformado os negócios e exigido de todos ainda mais flexibilidade para adaptações. A capacidade de se antecipar a situações de excepcionalidade e o foco em planejamento têm se tornado a tônica para a sobrevivência de empresas em contextos complexos e voláteis.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre como criar um comitê de crise. Afinal, o que é isso, como funciona e quais os benefícios que isso traz? Continue lendo e entenda como aplicar isso dentro de sua empresa e, por fim, como começar a colocar esse plano em prática para garantir a sobrevivência da organização.

O que é o gerenciamento de crise e como funciona?

O gerenciamento de crise, também chamado de gestão de crise, é um conjunto de práticas que têm como objetivo lidar com um problema inesperado, interno ou externo, que pode causar prejuízos financeiros e para a reputação da empresa. 

Esse tipo de problema costuma acontecer de surpresa, representar uma ameaça para o negócio e exigir uma rápida tomada de decisão. Além de lidar com os problemas enquanto ocorrem e com os efeitos que causam, fazer gerenciamento de crise também inclui identificar fontes de risco para lidar com elas antes que a crise se instaure.

Como lidar com as crises da melhor maneira é algo crítico para a sobrevivência das empresas, muitos negócios criam antecipadamente um plano de contingência, que deve ser seguido assim que os problemas surgirem. Além disso, é preciso aprender com os erros que já ocorreram, traçando estratégias para que não voltem a acontecer.

Como criar um comitê de crise na sua empresa?

Seja qual for o tamanho e a gravidade da crise, o que é importante é a agilidade e objetividade tanto na formação do comitê quanto nas suas resoluções e tratativas. Portanto, é ideal entender como criar um comitê de crise para sua empresa. Continue lendo e veja um passo a passo simples para você colocar isso em ação!

Defina um modelo de atuação

Qual será o modus operandi do comitê em termos de hierarquias, rotinas, prazos e responsabilidades? É fundamental orientar o objetivo-tarefa de cada time, incluindo um modelo de comunicação e atualização que alinhe o processo de transparência e dê fluidez na comunicação com relatórios oficiais de mão dupla, diminuindo os ruídos.

Organize a infraestrutura

Prepare uma sala adequada com infraestrutura, serviços de comunicação, segurança e apoio de áreas suplementares para que uma equipe multifuncional possa se reunir e se inteirar rapidamente dos fatos.

Indique a equipe de trabalho

A equipe deve ser enxuta para facilitar e agilizar decisões e ser composta por times: decisor, tático e conselheiro externo, de comunicação com o mercado externo e interno, de resposta rápida e de inteligência. É crucial que as equipes tenham autonomia para decisão, agilidade para fazer acontecer, visão da organização, foco no resultado, além de paciência, perseverança e processos.

Quem pode ajudar você sem precisar criar um comitê de crise?

Achou esse processo muito longo e a crise é muito iminente? A BI4us é uma assessoria em gestão empresarial que ajuda você que está confuso ao criar um comitê de crise. Se não tempo para investir em criar um comitê de crise, a BI4us é a empresa ideal para lidar com a sua Gestão de Crise, oferecendo um gabinete de crise, gerenciamento de equipe e das despesas não operacionais. Entre em contato!

BI4US

BI4US

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?