Conflito de gerações no ambiente de trabalho: Como gerenciar?

Conflito de gerações no ambiente de trabalho: Como gerenciar?

Você sabia que o conflito de gerações é um dos problemas mais recorrentes no ambiente corporativo? O conflito de gerações no ambiente de trabalho é um grande problema atualmente, pois cada vez mais há uma separação por faixa etária. Então como lidar com essas diferenças de idades e pensamentos?

O conflito de gerações no ambiente de trabalho é uma manifestação que acontece entre os profissionais de diferentes idades quando precisam resolver problemas dentro de uma empresa. Esse choque de visões de pessoas que nasceram em tempos distintos acontece por conta das características que cada geração possui. 

Sendo assim, ao tentarem resolver problemas, as diferenças dessas gerações sobressaem e a resolução se torna mais difícil. Portanto, para resolver o constante conflito de gerações no ambiente de trabalho é ideal entender como lidar com esse modelo, quais são os maiores problemas e como ampliar o engajamento dessas gerações diferentes.

Quais são os maiores problemas quando falamos de conflito de gerações no ambiente de trabalho?

Podemos citar as principais causas que geram conflitos de gerações dentro das instituições que possuem profissionais da geração Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Geração Z. Confira:

  • Adequação aos modelos de trabalho: jovens preferem flexibilidade, como o trabalho home office, e os mais experientes optam pelo trabalho presencial;
  • Alguns trabalhadores mais novos gostam de aprender informalmente, no dia a dia, já os mais velhos preferem um treinamento formal e mais longo;
  • As gerações mais novas se adaptam bem aos novos meios de comunicação online, como reuniões ou chats virtuais, já as mais antigas levam tempo para se acostumar;
  • Enquanto os mais velhos preferem benefícios corporativos tradicionais, os mais novos se interessam por benefícios flexíveis.

Sendo assim, essas diferenças acabam criando atrito dentro de empresas. A razão por trás disso é, por exemplo, pelo fato de que não há como especificar certas coisas. Ou seja: Você não pode e nem deve estar deixando apenas 5 colaboradores em regime home office, enquanto outros 5, mais velhos, estão em regime presencial.

Dentro disso, nasce o conflito de gerações de ambiente de trabalho. Os benefícios também são outra questão, pois não é possível oferecer algo específico apenas para uma pessoa. Há necessidade de determinar algo que todos possam gostar, ao mesmo tempo, independente de sua idade.

Geração x no mercado de trabalho

A geração X, composta por pessoas nascidas entre o início dos anos 1960 e meados dos anos 1970, teve que enfrentar muitos desafios no mercado de trabalho. Eles cresceram durante um período de mudanças sociais e econômicas em todo o mundo e enfrentaram muitas incertezas econômicas ao entrar no mercado de trabalho.

A geração X é conhecida por sua capacidade de se adaptar rapidamente a novas situações e ser multitarefa, características que são valorizadas no mercado de trabalho atual. Devido ao seu forte senso de independência e capacidade de liderança, muitas pessoas da geração X ocuparam posições de gerência e liderança em empresas.

No entanto, a geração X também enfrentou desafios específicos em sua carreira, incluindo o aumento da concorrência no mercado de trabalho global, a redução de oportunidades de emprego em muitas áreas e a crescente pressão para se manter atualizada com as habilidades e tecnologias emergentes.

Hoje, muitas pessoas da geração X estão alcançando cargos de liderança em seus empregos e estão trabalhando para criar um legado profissional significativo. Eles também estão trabalhando duro para garantir que suas habilidades e experiências sejam aproveitadas e valorizadas pelas gerações mais jovens que entram no mercado de trabalho.

Como lidar com esse problema de conflito de gerações?

Existem algumas dicas que você pode levar em conta para lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho. Sendo assim, separamos algumas dicas para você entender como solucionar esse caso e aumentar o engajamento de ambos os tipos de colaboradores em sua empresa.

Use a tecnologia em prol da comunicação

Junto com a tecnologia, a comunicação também tem um papel essencial para conter conflitos de gerações. Isso porque existem pessoas que preferem o trabalho presencial, outras que gostam mais do online, e também aquelas que são mais flexíveis nesse sentido. 

É importante ter em mente que as necessidades e os objetivos de cada equipe devem estar acima de prioridades e preferências individuais, sem deixar de lado a importância de equilibrar as formas de usar tecnologia e comunicação.

Evite basear opiniões em estereótipos

Como gestor, é importante fazer com que os integrantes do time de gerações diferentes tenham a oportunidade de se conhecerem e descobrirem objetivos e gostos em comum. Assim, é possível criar uma conexão entre as pessoas, deixando de lado as diferenças. É interessante pensar em algumas atividades que promovam a confiança e a colaboração para aproximar os colaboradores e desconstruir possíveis estereótipos.

Encontre formas de compartilhar conhecimentos

Compartilhar conhecimentos e experiências é uma forma muito interessante reduzir o conflito de gerações no ambiente de trabalho. Enquanto os mais velhos podem compartilhar um pouco mais de tradição, os mais jovens podem ensinar inovação e tecnologia. É importante conhecer o que cada pessoa pode somar na equipe e o que pode ser mostrado para os outros integrantes.

Contrate uma Consultoria em gestão de crise

Por fim, a maior dica é contratar uma consultoria em gestão de crise correta e ágil. A BI4us, por exemplo, é ideal para qualquer pessoa que queira solucionar a crise do conflito de gerações no ambiente de trabalho dentro de sua organização. Com um modelo de trabalho ágil, essa assessoria de gestão empresarial pode auxiliar sua empresa para solucionar o problema.

Entre em contato!

BI4US

BI4US

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?