Empresa de consultoria RH: quando não contratar

Empresa de consultoria RH: quando não contratar

Em dúvida se é hora de contratar uma empresa de consultoria em RH? Essa é uma pergunta comum, afinal, a equipe que trabalha nos Recursos Humanos tende a ser formada por poucos funcionários e mesmo assim elas têm diversas responsabilidades e muitas demandas, independentemente do tamanho da empresa.

Contudo, quando se tem uma equipe comprometida que trabalha com objetivos bem definidos e consegue executar suas atividades operacionais, isso significa que as coisas estão caminhando bem e, por esse motivo, não é necessário contratar uma empresa de consultoria RH, certo? 

Errado, mesmo quando tudo parece estar andando muito bem, na visão dos funcionários pode não estar. A empresa vai mudando de rumo, novos colaboradores são contratados, outros são desligados, outras mudanças ocorrem o tempo todo. Estas ocorrências variam muito de acordo com:

  • O segmento
  • A cultura da empresa
  • Objetivos

Existem  empresas com um alto turnover e isto faz parte do negócio, como é o caso do telemarketing, por exemplo. Claro que na maioria dos casos não é positivo ter uma alta taxa de turnover. Na verdade, um olhar de fora é sempre necessário, porque quem está dentro da empresa acaba deixando de observar detalhes simples, pois a rotina do dia a dia não permite parar e refletir sobre o que está se passando. Esquece de fazer pesquisas anônimas e entender o que está acontecendo nos corredores da empresa. 

Outro ponto importante é que, para levar inovação para a liderança, geralmente, existem muitas barreiras. Neste sentido, uma pessoa do ambiente externo tem maior liberdade e argumentos convincentes, para trazer novas ideias, as quais muitas vezes, fazem toda diferença para desenvolver o negócio.

O grande problema é que nem sempre as coisas funcionam dessa maneira, não é verdade? No entanto, uma empresa de consultoria em RH poderá auxiliar o setor, facilitando o desenvolvimento proativo e propositivo de suas atribuições.

Entenda como o consultor de Recursos Humanos atua

A empresa que presta consultoria em RH colocará à disposição dos gestores um relatório, após suas pesquisas de clima no ambiente de trabalho, para enxergar as atividades empresariais de uma maneira mais ampla. A consultoria traz consigo uma visão externa pautada em conhecimentos técnicos que vão auxiliar na tomada das melhores decisões.

Quais fatores apontam que preciso contratar uma empresa de consultoria em RH?

Sua empresa vem passando por problemas de relacionamento entre gestores e colaboradores e a consequência disso são resultados ruins no negócio? A equipe interna do RH tem enfrentado problemas para manter no quadro de funcionários os bons profissionais? O RH não tem atuado a fim de garantir um bom clima organizacional e isso tem resultado em uma rotatividade de profissionais elevada e/ou funcionários que faltam ou que chegam atrasados de forma frequente?

É comum a sua empresa apresentar baixa produtividade, profissionais desmotivados, dificuldade em compreender novas oportunidades que aparecem no mercado e há problemas quando é preciso reformular processos e rotinas de trabalho?

Todas essas situações juntas ou pelo menos algumas delas, ainda que aconteçam de forma separada, vão indicar que sua empresa precisa de ajuda!

Por que é vantajoso contratar uma empresa de consultoria em RH?

Acima, pontuamos diversos problemas que sua empresa pode estar apresentando e eles podem ser resolvidos com a contratação de uma empresa de consultoria em RH. Isso porque, o consultor estará capacitado para identificar as falhas que nem sempre estão evidentes aos olhos de quem faz a gestão.

Com isso, o profissional que vem de fora tem a capacidade de propor soluções que serão assertivas para a empresa e a ação vai resultar em um trabalho executado com mais eficiência.

Auxílio no recrutamento de novos talentos

Muitas empresas sofrem na hora de contratar bons profissionais e isso é um problema, porque o patrimônio da empresa sempre será o capital humano. Com a consultoria, esse processo será mais fácil, pois ela vai propor medidas que estão adequadas ao seu quadro de funcionários, mas sem deixar de lado a cultura da sua organização.

Clima organizacional positivo

Quem é que gosta de trabalhar em um local que o ambiente não é bom? Ninguém, concorda? O consultor vai atuar mais próximo aos  profissionais, pois essa ação vai permitir que ele conheça quais são as suas dificuldades, suas competências e suas habilidades para a execução de suas atribuições.

O contato com o consultor é positivo, porque o profissional vai mostrar ao colaborador que ele é importante e que tem como contribuir para que a empresa se desenvolva. A partir do momento que ele entende, a tendência é que o relacionamento e a produtividade melhorem.

Implementação de estratégias inovadoras

Com a velocidade das coisas, alguém que está à frente de uma empresa sabe o quanto é difícil conhecer todas as tendências e as novidades do mercado.

Por isso, o auxílio da consultoria é uma boa medida, pois ela atua no segmento e está atenta às novidades e às estratégias. Com isso, o consultor estará apto na implementação de iniciativas que podem ser positivas para o desenvolvimento do setor.

É benéfico contratar uma empresa de consultoria em RH externa?

A resposta é sim. É benéfico para sua empresa apostar neste tipo de contratação, porque ela é detentora de expertise na área, está atenta às tendências do mercado e tem experiência para resolver os desafios corporativos de todos os tipos.

Além disso, a empresa é neutra, afinal ela é contratada para resolver o problema e assim ela pode fazer todos os apontamentos de maneira imparcial, diferentemente, por exemplo, de um funcionário que sabe onde precisa ser melhorado, mas tem medo de perder o emprego por isso.

Outro benefício é que os consultores também têm conhecimento nas mais diferentes áreas da empresa. Eles ainda vivenciaram diversas situações e estão prontos para indicar o melhor caminho para que a empresa resolva os seus problemas.

A BI4us, Consultoria de Gestão Empresarial, faz uma visita para o diagnóstico preliminar, traça um plano de ação, apresenta a proposta e o prazo de implantação determinado.

Quer saber sobre como atuamos e como poderemos ajudar a sua empresa? Entre em contato!

BI4US

BI4US

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?