Como funciona a venda de títulos vencidos? Entenda!

Como funciona a venda de títulos vencidos? Entenda!

Você já pensou em fazer a venda de títulos vencidos da sua empresa? 

Essa é uma estratégia interessante para empresas com um alto índice de inadimplência ou pouca estrutura para fazer uma cobrança efetiva de seus devedores. 

Nesse artigo, explicamos melhor sobre o que é e como funciona o processo de venda de títulos vencidos! Continue a leitura…

O que é e como funciona a venda de títulos vencidos?

A venda de títulos vencidos é a prática de repassar dívidas em aberto para uma empresa de cobrança, de modo que o negócio não precise mais ter a responsabilidade de cobrar os devedores. 

Nesse processo, o vendedor da dívida recebe o nome de cedente e o comprador de cessionário. Feita a negociação, o cessionário será o encarregado de buscar o pagamento da dívida por vias judiciais ou extrajudiciais, podendo, inclusive, colocar o nome do devedor no Serasa.

É legal vender títulos vencidos?

Sim! A venda de títulos vencidos é uma prática regulada pelo Código Civil, descrita no artigo 286:

“O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor; a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação.”

No caso de instituições financeiras, o Banco Central é o órgão responsável pela regulação.  

Quais vantagens da venda de títulos vencidos?

Afinal, por que uma empresa venderia recebíveis vencidos

Primeiro, o processo de cobrança pode ter um custo alto para a instituição. Basta ver que, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a taxa de inadimplência no Brasil é de quase 78% da população.

É preciso ter controle, estrutura e tempo disponível para negociar e conseguir os pagamentos pendentes, correndo o risco de ainda não receber. Além disso, a cobrança excessiva ou errada pode provocar desgaste no relacionamento com o cliente.

Contudo, sabemos que os devedores podem afetar bastante o caixa de uma corporação, de modo que não é possível simplesmente negligenciar essa parte.

Por isso, é interessante delegar para uma empresa especialista em cobrança com mais expertise e estrutura para aumentar as chances de pagamento.

O escritório pode fazer a:

  • recuperação consultiva;
  • cobrança extrajudicial;
  • cobrança judicial;
  • entre outros procedimentos.

Dentre as vantagens dessa decisão, podemos citar:

  • Redução de custos com cobrança;
  • Aumento do caixa da empresa; 
  • Melhora do relacionamento com o cliente.

O vendedor dos títulos recebe o valor? Ou é a empresa de cobrança?

O vendedor dos títulos recebe o valor da dívida paga pelo devedor, mas o escritório de cobrança fica com um percentual da quantia. Em geral, a taxa fica entre 10% e 20% do valor da dívida!

Como a empresa BI4US pode te ajudar neste processo?

Uma das melhores soluções para quando a empresa está em crise é a venda de dívida para conseguir gerar caixa e evitar uma queda abrupta do negócio.

Na BI4US, propomos diversas estratégias como essa para empresas que estão passando por uma fase ruim em nossa consultoria de gestão de crise! Fazemos análise, diagnóstico e medidas corretivas dos riscos do sistema gerencial e operacional da organização.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Leia também: Consultoria em gestão de riscos empresariais: como aplicar

BI4US

BI4US

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?