Consultoria de gestão de pessoas: quando não contratar

Consultoria de gestão de pessoas: quando não contratar

Existem inúmeros casos de empreendedores com histórias fantásticas, que superaram inúmeras adversidades e, contra todas as possibilidades, venceram. Porém, ao longo do tempo ela vai precisar de outras pessoas complementares às suas habilidades para prosperar. Mas será que uma consultoria de gestão de pessoas precisa se envolver?

Os resultados de uma empresa são fruto da soma das competências internas, ou seja, uma empresa jamais vai ser maior que a competência das pessoas que a dirigem. Portanto, o empreendedor precisa visar o melhor para o seu negócio e ter uma ótima visão de mercado. Além disso, precisa saber contratar bons colaboradores que formem um time excelente.

Isso pode definir se uma consultoria de gestão de pessoas será necessária no futuro ou não. Portanto, nesse artigo vamos entender o que faz uma consultoria de gestão de pessoas e entender quando não é necessário contratar esse tipo de consultoria para seu negócio.

Quais são os serviços de uma consultoria de gestão de pessoas?

Consultoria em gestão de pessoas é um serviço especializado oferecido por profissionais ou empresas de recursos humanos a diversos tipos de organizações. 

Trata-se de uma orientação de grande valia para empresas e negócios que geralmente não contam com estrutura hierárquica nem dispõem de capital para formar grandes equipes. Essas consultorias costumam oferecer os seguintes serviços:

  • Recrutamento e seleção;
  • Onboarding de funcionários;
  • Treinamentos periódicos;
  • Redução de rotatividade;
  • Esclarecimentos quanto à legislação trabalhista;
  • Implantação de novas tecnologias de gestão;
  • Campanhas de motivação e engajamento;
  • Reestruturação interna, dentre outros serviços.

A consultoria de gestão de pessoas tem como função mapear a situação de uma empresa, levantar hipóteses e propor soluções. Ou seja, esse tipo de consultoria visa melhorar a situação dentro de uma empresa. Mas será que seu negócio precisa de gestão de RH?

Quando não contratar a consultoria de gestão para pessoas?

Existe uma série de casos onde não há a necessidade de se preocupar em contratar uma consultoria como essa. Mas será que sua empresa se encaixa nesses méritos? Ter uma empresa onde todos os processos de pessoas estão bem definidos leva tempo. Portanto, considere os seguintes pontos.

Já tem colaboradores engajados

O colaborador engajado é aquele que entende que a missão da empresa está de acordo com seus valores. Ele se sente confortável para investir nela com seu trabalho, porque sabe se seus objetivos são coerentes com os da organização. Se os seus funcionários já se encaixam nesse mérito, não é preciso se preocupar.

No entanto, dados mostram que manter seus colaboradores engajados e tornar eles em ótimos funcionários pode levar anos. Por conta disso, contratar uma consultoria especializada na gestão de pessoas pode acelerar o processo e permitir que não haja rotatividade tão alta.

Tem um Onboarding satisfatório

O processo de Onboarding de funcionários se refere à integração e adaptação de novos colaboradores nas empresas. O objetivo do onboarding é instruir os novos funcionários sobre cultura, rotina e dinâmicas corporativas. Sendo assim, esse processo pode levar um tempo adequado para ser feito. Em empresas com um Onboarding de qualidade, é possível ver que seus colaboradores saem do mesmo sem dúvidas e satisfeitos para começar seu trabalho.

A criação deste processo pode levar um bom tempo e acaba tomando tempo de outros processos importantes. Mesmo que seu Onboarding pareça perfeito, é importante repensar e talvez aplicar algo mais claro e até mais rápido contratando uma consultoria de gestão para pessoas.

Conta com treinamentos sempre

Os treinamentos corporativos possuem grande importância para o crescimento das empresas por trazerem inovação, atualização e ganhos intelectuais e técnicos em geral. No final, quanto mais treinamento de qualidade acontece, mais subsídios são dados ao crescimento da empresa. Mas muitas empresas oferecem treinamentos sem qualificação e acreditam que eles foram explicativos.

Isso acarreta vários problemas, pois os colaboradores saem do treinamento com mais dúvidas do que respostas. Sendo assim, nesse caso, talvez seja melhor optar por uma consultoria de gestão de pessoas para conferir se seus treinamentos corporativos realmente ajudam seus colaboradores.

Como a BI4us pode te ajudar?

Se você leu até aqui e percebeu que sua empresa ainda pode melhorar em diversos aspectos, fique sabendo que contamos com a expertise para te auxiliar. A BI4us é uma consultoria em gestão empresarial que pode ajudar você a mudar diversos processos dentro de seu negócio. Sendo assim, isso inclui a gestão de RH e pessoas.

Agora que você entende o que uma boa consultoria de gestão de pessoas pode trazer, entre em contato e comece a mudar a rotina dentro de sua corporação.

Haldan Digital

Haldan Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?