Gestão de recursos financeiros: como executar na prática?

Gestão de recursos financeiros: como executar na prática?

Parece ser claro que não precisamos nos alongar em explicar ou justificar a importância de uma boa gestão de recursos financeiros para qualquer empreendimento empresarial, seja qual for sua atividade e tamanho. Em poucas palavras: o adequado controle e gestão de recursos financeiros atua em uma organização empresarial como a respiração atua para um ser humano: representa a vida. Sem gestão de recursos financeiros não há empreendimento empresarial, simples assim.

Alguns passos práticos para uma boa gestão de recursos financeiros:

Conscientização 

É fundamental que o empreendedor e a direção da empresa tenham, desde sempre, uma conscientização sobre a importância de uma gestão financeira, começando com o básico: qual é o volume das receitas e de onde elas vêm, e qual é o volume de despesas, os custos envolvidos, sejam eles de manutenção, operacionais ou de investimentos. O foco do empreendedor e/ou da diretoria deve ser prioritariamente na evolução das receitas e nos custos. A conscientização deve ser determinante e assertiva, ela precede qualquer método/ planilha/ modelo de administração. Não adiante ter ferramentas se não sei usá-las. 

Planejamento financeiro – receitas e despesas

Uma vez tendo a certeza de que a conscientização da importância dos recursos financeiros faz parte integrante da cultura da empresa, o segundo ponto é um adequado planejamento financeiro. O planejamento financeiro deve ser profundamente detalhado, completo abrangendo separadamente todos os departamentos da empresa. É um erro grave se apropriar custos e receitas de um modo genérico. Essas rubricas devem apropriadas com o maior detalhe possível. Neste caso deve-se enxergar, isoladamente, todos os custos de cada departamento, de cada setor, de cada produto. Assim como as receitas devem ter sua origem muito bem claras e definidas. Estes procedimentos facilitam quando de uma revisão trimestral e facilitam a tomada de decisões de medidas corretivas.

Planejamento financeiro – margens operacionais

Também devem fazer parte do planejamento financeiro alguns detalhes importantes, como, por exemplo: as margens financeiras de cada produto e/ou serviço vendido pela empresa. A margem de lucro é o que de fato importa, pois é o resultado financeiro das operações da empresa. Evidentemente a empresa deve ter suas metas de margens operacionais, se não estão sendo atingidas, medidas gerenciais são necessárias, o planejamento financeiro proporciona que as medidas sejam baseadas em técnicas empresariais e não em achismo. 

Planejamento financeiro – fluxo de caixa e capital de giro

Um bom planejamento financeiro deve prever o fluxo de caixa com uma periodicidade adequada à atividade da empresa. Muitos negócios empresariais têm uma forte sazonalidade durante o ano civil. É determinante conhecer e se preparar para os altos e baixos do fluxo dos recursos e despesas financeiras. Uma correta previsibilidade nos negócios pode fazer a diferença entre o lucro e o prejuízo. As empresas normalmente necessitam de recursos externos, em geral bancários, para o chamado capital de giro, elemento decisório para uma manutenção das operações empresariais. Tomar empréstimos de última hora significa pagar mais de juros, ou seja, tenho uma maior despesa financeira, impactando as margens de lucro. Porém se a empresa tem um planejamento financeiro adequado pode e deve minimizar seus custos com o pagamento de taxas financeiras. 

Planejamento financeiro – revisões trimestrais

Deve ser uma prática de qualquer empreendimento uma revisão trimestral do seu planejamento financeiro. Mesmo que o empreendimento não tenha a obrigação de emitir balancetes trimestrais, se recomenda que isto deve ser feito. Sem um bom e adequado planejamento financeiro não há condições de se revisar e tomar medidas corretivas e protetivas durante o ano, A avaliação constante da rota traçada é fundamental para uma empresa chegar com tranquilidade à um porto seguro. 

Como a BI4US pode te ajudar na gestão de recursos financeiros

A BI4US possui uma equipe renomada de consultores, atua dentro de todas as regras das boas práticas administrativas e empresariais. Atendemos a qualquer tipo de empresa quer seja do ramo industrial, comercial ou de serviços. Não espere seu empreendimento apresentar problemas para correr atrás de uma solução, o custo pode ser alto. Uma adequada análise preventiva de como está o planejamento financeiro de sua empresa, é infinitamente mais barata, menos traumática e mais adequada à manutenção da boa conformidade da empresa do que uma profunda intervenção em vários departamentos da operação ao mesmo tempo.

Consulte-nos, temos a solução correta para cada necessidade empresarial.  

Haldan Digital

Haldan Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?