Consultoria estratégica: É investimento ou custo?

Consultoria estratégica: É investimento ou custo?

Vamos conhecer o que é consultoria Estratégica, entender os momentos cruciais para considerar esse serviço, e resolver o dilema: Consultoria estratégica é um investimento ou um custo?

O objetivo final de uma consultoria estratégica ou consultoria empresarial é a formulação de soluções para as mais diversas dificuldades internas de uma organização empresarial. Estas dificuldades, em muitos casos, podem ser percebíveis, detectadas, conhecidas pelos executivos e/ou proprietários da empresa, através dos procedimentos e processos  administrativos que estão em operação. 

Mas em muitos casos, inclusive devido ao intenso e desgastante dia a dia empresarial, com dezenas de problemas que precisam soluções para “ontem”, os dirigentes da organização não dispõem de um tempo para avaliar, sem preconceitos ou ideias já determinadas, e de uma maneira holística, qual é a real situação do empreendimento que estão administrando.

Assim como, não é recomendável ao um ser humano, sua automedicação, muitas e muitas vezes uma empresa precisa recorrer à profissionais de determinado tema ou assunto. Vamos discernir os sinais reveladores de quando sua empresa pode precisar de orientação estratégica externa e pesar os custos em relação aos ganhos.

O que é uma consultoria estratégica?

A consultoria estratégica é um tipo de consultoria de negócios que ajuda as empresas a desenvolver e implementar estratégias para alcançar seus objetivos de negócios. Os consultores estratégicos trabalham com as empresas para entender sua posição atual, identificar oportunidades e ameaças, e desenvolver planos para alcançar seus objetivos.

As consultorias estratégicas podem ser contratadas por empresas de todos os tamanhos e setores. Elas podem ser úteis para empresas que estão enfrentando desafios, como crescimento, inovação ou expansão internacional. As consultorias estratégicas também podem ser úteis para empresas que desejam melhorar seu desempenho geral.

Algumas das áreas que as consultorias estratégicas podem ajudar incluem:

  • Definição de estratégia: Os consultores estratégicos podem ajudar as empresas a definir suas metas, identificar oportunidades e avaliar riscos.
  • Desenvolvimento de planos de negócios: Os consultores estratégicos podem ajudar as empresas a desenvolver planos de negócios que sejam realistas e alcançáveis.
  • Implementação de estratégias: Os consultores estratégicos podem ajudar as empresas a implementar suas estratégias de forma eficaz.
  • Melhoria do desempenho: Os consultores estratégicos podem ajudar as empresas a melhorar seu desempenho em áreas como vendas, marketing, operações e finanças.

Organização empresarial é um organismo vivo.

É linguajar comum a analogia de uma organização empresarial como um ser vivo. Falamos comumente que uma empresa nasce, se desenvolve, se alimenta, produz frutos, cresce, está doente e morre. Seguindo nesta linha, a todo ser humano é recomendado que se faça um checkup de tempos em tempos, que se faça exames clínicos preventivos, ainda que a pessoa seja assintomática.

Além disso, com a idade é ainda mais necessário todo o cuidado preventivo. Com as empresas é a mesma coisa, ela também precisa de uma “bateria de exames” para saber se sua saúde financeira, está adequada, se seus executivos estão capacitados a executar as ações em direção das metas traçadas, se seu planejamento organizacional está de rodando bem, sem obstáculos que bloqueiem o desejado fluxo das informações gerenciais.

Sendo claro, alguém em sã consciência, entraria em um avião que está há anos sem manutenção preventiva? Pois é, sabemos que não. Por isso eu te pergunto…

Você acha que manutenção preventiva é custo ou investimento?

A resposta é que Sim! É um investimento e com um alto retorno, financeiro e social. Por que não faço o mesmo com minha organização empresarial? O investimento em uma boa consultoria empresarial é muito baixo em relação ao altíssimo retorno possível.

Quando contratar uma consultoria estratégica empresarial?

De um modo geral, as empresas que mais necessitam de uma consultoria estratégica, são aquelas organizações familiares, conservadoras, com uma estrutura que não muda há muitas décadas. Essas empresas têm um imenso valor intrínseco, pois, em geral nasceram de pessoas empreendedoras, de imenso trabalho pessoal, que cresceram do nada, que sustentaram e ainda sustentam centenas de famílias.

A sociedade e o país devem ter uma imensa gratidão por esses empreendedores e por suas empresas. Mas devemos compreender que o mundo avança e nossas ações são finitas. Não somos eternos, porém uma empresa pode e deve sobreviver aos seus fundadores, precisamos nos adaptar para que tudo fique atualizado, saudável e lucrativo para as novas gerações.

Muitas vezes a empresa está ficando para trás, está desatualizada. Com isso a lucratividade está caindo continuamente, está perdendo participação de mercado, não consegue acompanhar a concorrência, não há incentivos para a inovação, não consegue reter os colaboradores mais talentosos.

Em todos esses casos, uma consultoria estratégica ou empresarial pode e deve atuar na busca de detectar os males que o organismo empresarial está sofrendo, propor e implementar o tratamento adequado para a melhoria de todo o corpo empresarial.

As consultorias estratégicas podem ser contratadas por empresas de todos os tamanhos e setores. Elas podem ser úteis para empresas que estão enfrentando desafios, como crescimento, inovação ou expansão internacional. As consultorias estratégicas também podem ser úteis para empresas que desejam melhorar seu desempenho geral.

Situações em que é necessária a contratação de uma consultoria de planejamento estratégico

Veja algumas situações específicas em que sua empresa pode considerar contratar uma consultoria estratégica:

  1. Quando a empresa está enfrentando desafios de crescimento: Os consultores estratégicos podem ajudar a empresa a identificar oportunidades de crescimento e desenvolver estratégias para alcançá-las.
  2. Quando a empresa está inovando ou lançando novos produtos ou serviços: Os consultores estratégicos podem ajudar a empresa a avaliar a viabilidade de novos produtos ou serviços e desenvolver estratégias de lançamento bem-sucedidas.
  3. Quando a empresa está expandindo para novos mercados: Os consultores estratégicos podem ajudar a empresa a entender os novos mercados e desenvolver estratégias de entrada bem-sucedidas.
  4. Quando a empresa está enfrentando mudanças significativas em seu ambiente: Os consultores estratégicos podem ajudar a empresa a se adaptar às mudanças e desenvolver estratégias para permanecer competitiva.
  5. Quando a empresa deseja melhorar seu desempenho geral: Os consultores estratégicos podem ajudar a empresa a identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias para melhorar seu desempenho.

Como uma consultoria estratégica empresarial atua?

A consultoria estratégica deve ser sempre contratada pela diretoria da organização empresarial. Isto porque a direção, ou seja, o núcleo pensante da empresa, deve ter a convicção que uma consultoria é, fundamentalmente necessária para o momento que a empresa está vivendo. 

A direção do empreendimento, precisa ter claro que a consultoria terá todas as condições e informações possíveis para desempenhar adequadamente seu trabalho. Credibilidade, confiança, comprometimento são palavras-chave para um perfeito e harmonioso relacionamento profissional e a empresa contratante e a consultoria estratégica/ empresarial contratada.

Voltando à já mencionada analogia da medicina, um médico precisa ter pleno conhecimento das condições clínicas e físicas do seu paciente para propor o melhor tratamento. Portanto os profissionais da consultoria contratada precisam conhecer a fundo, conhecer as entranhas da empresa, para compor um claro e objetivo diagnóstico e na sequência determinar e implementar as mais adequadas medidas administrativas visando a saúde financeira, mercadológica e operacional da empresa. 

Quanto custa uma consultoria estratégica?

O custo de uma consultoria estratégica varia de acordo com uma série de fatores, incluindo:

  • Tamanho da empresa: As empresas maiores geralmente pagam mais por consultoria estratégica do que as empresas menores.
  • Setor: O setor da empresa também pode afetar o custo da consultoria estratégica. Os setores mais complexos, como tecnologia e finanças, geralmente pagam mais por consultoria estratégica do que os setores mais simples.
  • Complejidade do projeto: A complexidade do projeto também afeta o custo da consultoria estratégica. Os projetos mais complexos geralmente pagam mais do que os projetos mais simples.
  • Experiência da consultoria: A experiência da consultoria também afeta o custo da consultoria estratégica. As consultorias mais experientes geralmente cobram mais do que as consultorias menos experientes.

Em geral, o custo de uma consultoria estratégica pode variar de R$ 70,00 a R$ 200,00 por hora. No entanto, é importante ressaltar que esse é apenas um intervalo aproximado. O custo real da consultoria estratégica pode variar significativamente dependendo dos fatores mencionados acima.

Como escolher uma consultoria estratégica

Ao escolher uma consultoria estratégica, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Experiência e expertise: A consultoria deve ter experiência e expertise no setor da empresa.
  • Reputação: A consultoria deve ter uma boa reputação no mercado.
  • Abordagem: A consultoria deve ter uma abordagem que seja adequada às necessidades da empresa.

Em resumo, o custo de uma consultoria estratégica pode variar muito. É importante realizar uma pesquisa e comparar preços antes de contratar uma consultoria estratégica.

A BI4US possui uma equipe renomada de consultores, atua dentro de todas as regras das boas práticas administrativas e empresariais, tem uma ilibada reputação no mercado e goza de uma respeitável credibilidade agindo sempre de acordo com sua comprovada metodologia de trabalho. A BI4US sentir-se-á muito honrada em ser chamada para um trabalho de consultoria estratégica. Atendemos a qualquer tipo de empresa quer seja do ramo industrial, comercial ou de serviços. 

Não espere seu empreendimento ficar doente para depois chamar um especialista, o quadro pode ser irreversível. Uma adequada análise preventiva é infinitamente mais barata, menos invasiva e mais adequada à manutenção da boa saúde da empresa do que uma profunda intervenção em vários órgãos da operação ao mesmo tempo.

Consultenos, temos o tratamento correto para cada necessidade empresarial. Entre em contato.

BI4US

BI4US

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?