Como aplicar planejamento tático, estratégico e operacional

Como aplicar planejamento tático, estratégico e operacional

Sabia que a aplicação do planejamento tático, estratégico e operacional pode transformar os processos e a realidade interna e externa de uma empresa? Da mesma forma, sabia também que com a adoção de tal medida, os objetivos traçados dentro de uma mesma organização podem ser alcançados com um maior grau de excelência?

Pensando em como responder a estas e outras perguntas que podem ser diretamente associadas com esta temática, vamos ao longo deste post trazer maiores e mais completas informações a respeito deste assunto.

Planejamento tático, estratégico e operacional: o que é e como pode ser aplicado?

Tendo por objetivo facilitar a compreensão sobre o tema da aplicação do planejamento tático, estratégico e operacional em seu negócio, torna-se oportuno em um primeiro momento conhecermos um pouco mais sobre a definição de cada uma destas possibilidades, sendo estas:

Planejamento tático

Neste ponto, em especial, têm-se uma atenção voltada para os departamentos de uma empresa, no sentido de fazer com que estes consigam alcançar as metas pré-estabelecidas para o seu funcionamento.

Com isso, em questões práticas, podemos entender a sua aplicação por meio da existência de uma ferramenta tal como a 5W2H, na qual os seus respectivos gerentes conseguem definir as métricas de cada setor da empresa.

Planejamento estratégico

Por sua vez, estando ligado principalmente às projeções de longo prazo a serem alcançadas por uma empresa, este recurso é traçado geralmente por parte da sua respectiva diretoria.

Sendo assim, em termos de aplicação prática, podemos dizer que a criação de uma análise de Matriz SWOT que possa identificar os principais parâmetros de comparação da empresa acaba se mostrando como uma excelente forma de demonstração deste tipo de recurso.

Planejamento operacional

Aqui, têm-se um foco voltado para as questões que envolvem as rotinas de trabalho que serão exercidas pelos colaboradores da empresa em si.

Neste sentido, podemos dizer então que em termos práticos tal planejamento pode ser aplicado a partir do uso de métodos tais como, por exemplo: fluxogramas, cronogramas ou mesmo a vertente dos check-lists.

Planejamento tático, estratégico e operacional: considerações finais

Assim como pode ser observado ao longo da discussão que foi proposta neste espaço, vimos que a questão do planejamento tático, estratégico e operacional possui a grande capacidade de transformar a realidade de uma empresa, partindo principalmente do ponto de vista da melhora nos seus processos internos e externos de gestão.

Aqui, na BI4us, você encontra disponíveis diferentes serviços de expertise administrativa, sempre com o compromisso de fornecer as melhores soluções em gestão para cada um de nossos clientes. Entre em contato conosco, e tenha a oportunidade de conhecer o trabalho de nossa empresa.

Por fim, ao chegarmos no momento de conclusão deste texto, esperamos, sinceramente, que você possa ter compreendido um pouco mais sobre este tema e, ao saber mais sobre o mesmo, você também consiga ser capaz de replicar tais informações de acordo com o contexto de sua empresa, respeitando acima de tudo as particularidades apresentados por seu negócio em particular.

Haldan Digital

Haldan Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?