Consultoria para pequenas empresas é diferente?

Consultoria para pequenas empresas é diferente?

Uma empresa de pequeno porte que está em busca de conquistar objetivos no segmento em que atua, precisa  encontrar na consultoria, um suporte fazendo com que o caminho a ser percorrido, seja menos árduo.

Isso vai acontecer, porque a companhia ganha com a presença de consultores experientes que vão ajudar a evitar quedas e deslizes que para um pequeno negócio, podem ser determinantes, uma vez que  o caixa de pequenas empresas, não costumam ter fôlego para mais de 30 dias.

Com o auxílio técnico especializado, será possível resolver algum tipo de problema, evidenciar algo positivo que deva ser amplificado, ou desenvolver novos procedimentos que se mostrem necessários.

Por isso, se você quer entender como é realizada a consultoria para pequenas empresas, confira nos tópicos abaixo.

Como é funciona o serviço?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que uma empresa pequena apresenta uma realidade bem diferente daquelas que têm maior porte. Fato é que, independentemente do nível de qualidade que a gestão tem, a consultoria empresarial para grande porte vem como um apoio na obtenção de organizar a casa e claro, aumentar a  lucratividade.

A consultoria para pequenas empresas é um pouco diferente, porque ela entende a realidade do negócio, tem conhecimento para atuar no contexto e sabe qual é o objetivo do empreendimento, uma vez que ela está bem próxima do cotidiano empresarial, junto com os sócios proprietários.

Ao contratar um consultor, o gestor da empresa terá ao lado alguém que conseguirá dar orientações, fazer as análises e trabalhar para mostrar os riscos que o empreendimento está suscetível, fazendo provisões futuras e balizando o passado para evitar prejuízos e ampliar resultados positivos. Um olhar treinado, com vivência profissional, terá uma visão macro da empresa, dos concorrentes e do mercado, otimizando todos os recursos.

Logo, os lucros aumentarão! Sem contar que, quando se gerencia uma empresa de maneira eficiente, é possível encontrar oportunidades de maneira mais eficaz.

Quais são as etapas trabalhadas pela consultoria para pequenas empresas?

Ao contratar uma consultoria para pequenas empresas, o primeiro passo dado pelo consultor será o diagnóstico. Nesta etapa, ele vai levantar todas as informações possíveis a respeito tanto da empresa como dos produtos que são comercializados. Através de entrevista com os diretores e colaboradores, especialmente visitando o chão de fábrica. Feito isso, ele vai desenvolver o plano de ação. Com isso, ele poderá apontar qual é o melhor caminho que a empresa deve seguir em busca de crescimento e lucratividade. Ele vai definir ações e dar prazos para que todas as etapas sejam cumpridas.

O passo seguinte é a implementação. Aqui as ações são executadas, tendo a supervisão do gestor e do consultor. Após implementar, é hora de acompanhar. O consultor fará o acompanhamento das iniciativas, pois cabe a ele pontuar quais foram os resultados obtidos.

De posse dessa informação, serão realizadas reuniões e revisões para verificar como as mudanças têm sido desenvolvidas. Na etapa de acompanhamento, é possível ainda fazer novas alterações nos métodos que foram aplicados, levando em consideração os resultados obtidos.

Por fim, para  concluir o trabalho é preciso analisar os dados que foram conquistados por meio do serviço prestado pela consultoria para pequenas empresas.

Mas a consultoria para pequenas empresas é diferente ou não?

De fato, a grande diferença está na proximidade que os consultores têm dos:

  • Diretores;
  • Presidentes
  • E CEOs.

Isso faz uma grande diferença na gestão, tendo em vista que as decisões podem ser tomadas em um curto espaço de tempo, porque os processos são bem menos burocráticos.

Mas em sua pluralidade, as consultorias, seja para pequenas ou grande empresas, se equiparam e fazem basicamente os mesmos serviços, só é claro, para empresas menores, em escala bem menor e em um tempo mais ágil.

Como escolher a melhor consultoria para pequenas empresas?

É comum as pessoas optarem pelo investimento menor, porém nem sempre ele é a melhor opção. Por isso, verifique se a consultoria é de fato especializada no serviço voltado às pequenas empresas, se ela tem experiência na execução, com quais clientes já trabalhou e se ela atende cada cliente de acordo com a sua necessidade.

Respondendo esses questionamentos, contrate a melhor consultoria para pequenas empresas e veja o seu negócio decolar. 

A BI4us conta com uma equipe experiente que poderá te dar todo o suporte necessário para seu negócio. Entre em contato!

BI4US

BI4US

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Entre em contato e tire suas dúvidas.

× Em que posso te ajudar?